Vereador Samir Bestene solicita que Saerb reveja o aumento da tarifa de água

Foto CMRB

Na sessão plenária da Câmara Municipal de Rio Branco desta quarta-feira, 3, o vereador Samir Bestene solicitou que o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), reveja o reajuste da tarifa de água aplicada desde o mês de fevereiro de 2024. A solicitação foi feita devido aos recentes problemas de abastecimento de água no município.

Neste ano, o aumento no valor da tarifa de água foi de 36,29%. As primeiras faturas com o reajuste chegaram nas residências e comércios de Rio Branco no mês de fevereiro. Na segunda-feira, 1, o abastecimento de água da capital foi comprometido novamente, após um desmoronamento de terra que comprometeu a estrutura da Estação de Tratamento de Água (ETA). Segundo a Saerb, com o problema, o abastecimento de água está comprometido para 62% da população de Rio Branco.

“O reajuste da tarifa de agua iniciou na mesma época que começou a falta de agua no município. Eu gostaria de solicitar que o Saerb possa rever esse aumento, porque muitas familias estão desde o inicio da alagação tirando o dinheiro do bolso pra abastecer a caixa de água de suas casas. Como pode a população pagar água mas não ter o fornecimento dela?”, pontuou.

Além de solicitar que a tarifa volte para o preço do ano passado, Bestene também convidou a bancada dos vereadores à uma visita ao ETA, para que o atual sistema de abastecimento de água seja verificado: “Faço o convite para que a bancada visite a ETA e verifique o sistema de água. Assim podemos ver uma solução para isso”, disse Bestene, que complementou que o pedido de revisão no aumento da tarifa do Saerb foi indicado, primeiramente, pelo seu próprio gabinete.

Compartilhar