Vereador Samir Bestene lamenta fechamento de empresas no Acre

Vereador Samir Bestene cobra melhorias no Polo Menino Jesus - Rodrigo Pacheco

 

“Fico triste quando vejo o Acre em uma posição tão ruim assim”. A frase é do vereador Samir Bestene ao citar o boletim Mapa de Empresas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do Governo Federal. A pesquisa aponta o Acre como o Estado com maior percentual de empresas fechadas nos primeiros quatro meses de 2023.

“Entre janeiro e abril deste ano, foram abertas 2.526 empresas no Acre, enquanto 1.463 foram fechadas. Isso significa falta de alimento nas mesas. Precisamos melhorar nossas políticas públicas em prol da nossa população. O fechamento dessas empresas causa um prejuízo enorme a nossa economia, a geração de emprego e renda”, disse Bestene.

O parlamentar ressaltou ainda sobre os desafios de se manter uma empresa aberta no Acre. “Nossa região é desfavorável em comparação com outras e isso proporciona um custo alto para manter uma empresa aberta aqui. Com a BR-364 praticamente fechada o custo do frete aumenta. Sem falar o frete aéreo que é o mais caro do país, missão impossível manter um empreendimento aberto por aqui”.

A pesquisa

Apesar do saldo positivo, a proporção de fechamento de empresas no Acre em relação ao terceiro quadrimestre de 2022 foi a pior entre os demais estados brasileiros. O número agora foi 53,8% maior no estado acreano. Em seguida aparecem Roraima, com variação de 49%, e Paraíba com 45,8% de aumento de empresas fechadas no período.

Conforme a pesquisa, entre janeiro e abril deste ano, foram abertas 2.526 empresas no Acre, enquanto 1.463 foram fechadas.

Em todo o Brasil, no primeiro quadrimestre do ano, foram abertas 1.331.940 e fechadas 736.977 empresas no Brasil, totalizando mais de 21 milhões de CNPJs ativos em todo o território nacional. Destes, 93,7% são de microempresas ou empresas de pequeno porte.

Com relação aos últimos doze meses, no Acre foram 7.508 empresas abertas em um ano, contra 3.641 fechadas. Um saldo positivo de 3.867 empresas. A tendência de aumento se reproduziu no território nacional, com 3.820.767 empresas abertas e 1.901.501 empresas fechadas em 12 meses. Saldo de 1.919.266.

Compartilhar