Foto: Assesoria
O vereador Fábio Araújo (MDB) voltou a criticar a atuação da RBTrans e a falta de transparência no processo de licitação do transporte público da capital. Segundo o parlamentar, a empresa não tem cumprido o prazo para responder requerimentos aprovados pela Casa e estaria, mais uma vez, desrespeitando o Legislativo e a população.
Durante pronunciamento na Câmara Municipal, na terça-feira, 14, Fábio lembrou que, na audiência pública realizada na última segunda-feira, representantes de cerca de 30% dos usuários do sistema — em sua maioria estudantes — estiveram presentes para relatar os transtornos diários causados pela precariedade dos ônibus. “É uma velha canseira que o transporte causa à nossa população. E o pior é ver que a RBTrans continua sem dar as respostas que essa Casa exige”, afirmou.
O vereador informou que protocolará, nos próximos dias, uma minuta de edital destinada ao superintendente da RBTrans, Clêndes Villas Boas, para verificar se o órgão tem condições técnicas e administrativas de publicar um novo processo licitatório. Ele também cobrou o envio integral da documentação referente aos pagamentos feitos à empresa Ricco Transportes nos últimos dois meses, além dos relatórios de bilhetagem eletrônica — informações solicitadas por meio de requerimento aprovado em plenário.
“Se nós temos um requerimento aprovado pela maioria dos vereadores, essa Casa merece respeito. Não é justificando que enviou para A ou B que se cumpre a lei. Se até a próxima semana não houver resposta, entrarei com nova solicitação de providências”, declarou o parlamentar.
Fábio encerrou sua fala reiterando que o transporte público de Rio Branco continua sendo um dos principais problemas enfrentados pelos moradores e que a Câmara não pode aceitar o descaso com suas prerrogativas. “É um desrespeito não só com os vereadores, mas com a população que depende diariamente desse sistema falido”, concluiu.
