Foto: Felipe Freire/Secom
A taxa de ocupação dos leitos de UTI pediátrica no Hospital da Criança Iolanda Costa e Silva, em Rio Branco, chegou a 95% nesta quinta-feira (17), conforme dados atualizados pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre). Das 20 vagas disponíveis na unidade de terapia intensiva, 19 estavam ocupadas.
O cenário também é de alta demanda nos leitos clínicos pediátricos da unidade. Dos 70 leitos existentes, 39 estavam com pacientes internados, o que representa uma ocupação de 55%. O hospital é referência no atendimento infantil no estado e tem enfrentado aumento expressivo de casos desde o início do inverno amazônico.
Os dados constam no painel de monitoramento SRAG Pediátrico, mantido pelo governo do estado e atualizado na Plataforma Notifica. A situação reforça os impactos do surto de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre o público infantil, que já levou o governo a decretar situação de emergência em saúde pública no dia 10 de maio.
O decreto, que vale até 8 de agosto, foi uma resposta à sobrecarga no sistema de saúde provocada por doenças respiratórias, especialmente entre crianças. A Secretaria de Saúde segue monitorando os indicadores e, até o momento, não confirmou se haverá prorrogação da medida.
Diante do aumento na ocupação, profissionais da saúde alertam pais e responsáveis para procurarem as unidades de atendimento somente em casos de urgência, ajudando a evitar ainda mais sobrecarga nos serviços hospitalares.