A produtora rural e influenciadora digital Mara do Acre voltou a denunciar, por meio de vídeo publicado nas redes sociais, a movimentação de caminhões boiadeiros que já começaram a cruzar o município de Capixaba para embarcar o gado dos pequenos produtores da Reserva Extrativista Chico Mendes, mesmo com a BR-317 ainda interditada.
Segundo Mara, veículos estão acessando a região pela variante, uma rota alternativa, com o objetivo de dar seguimento à operação federal que prevê a retirada compulsória do rebanho bovino em áreas consideradas irregulares.
“Gente, mostra pro povo o que a gente tá passando aqui. Já tá passando os caminhões boiadeiros em Capixaba. Tão vindo embarcar o gado pro povo. E eles tão entrando pela variante”, afirmou, visivelmente emocionada.
O clima é de tensão entre os moradores da região, que permanecem mobilizados no bloqueio da BR-317, em protesto contra a ação coordenada pelo ICMBio. De um lado, o órgão alega que o rebanho ocupa ilegalmente uma unidade de conservação ambiental. Do outro, produtores afirmam que a pecuária de subsistência é a única forma de garantir sustento às famílias que vivem na área há gerações, muitas delas em processo de regularização fundiária.
Ainda durante o vídeo , Mara convocou os seguidores a acompanharem as transmissões da Live que será feita logo mais e pedirem ajuda de representantes políticos:
“Eles querem levar o gado, gente, mas a gente não vai deixar. Vocês, representantes nossos daí. Ajuda a gente, gente. A gente vai abrir a live ao vivo. Entra com a gente. Ajuda a gente. Mostra pro povo o que a gente tá passando aqui”, finalizou.