Trump anuncia fim do petróleo venezuelano para Cuba e intensifica pressão geopolítica no Caribe

Reprodução

Foto: Reprodução 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou no domingo, 11, que Cuba não receberá mais petróleo nem recursos financeiros da Venezuela, numa sinalização de endurecimento da política externa americana na América Latina. A declaração foi feita em publicações nas redes sociais do mandatário, em que ele também sugere que o governo cubano busque um acordo com Washington antes que “seja tarde demais”.

Segundo Trump, a ilha caribenha viveu por muitos anos dependente dos recursos venezuelanos em troca de “serviços de segurança” prestados a governos anteriores em Caracas. Na postagem, ele escreveu: “Não haverá mais petróleo nem dinheiro para Cuba — zero!” e reforçou que essa situação deve mudar com a aproximação que busca entre EUA e países da região.

A decisão ocorre em meio a um momento de grande tensão na região — após uma operação militar dos Estados Unidos na Venezuela que resultou na captura do presidente Nicolás Maduro e alterou profundamente as relações entre Washington, Caracas e Havana.

Compartilhar