O 1º Simulado do Pré-Enem Legal está marcado para ocorrer nos dias 7 e 8 de agosto. Com uma proposta inovadora, o programa busca auxiliar os participantes em sua preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), fornecendo um ambiente que se assemelha ao dia real da prova.
A plataforma Farias Brito será o local onde os inscritos poderão acessar o simulado e testar seus conhecimentos em um cenário similar ao do exame nacional.
Serão 180 questões, distribuídas igualmente nos dias de prova. No dia 7 de agosto serão aplicadas 90 questões, sendo 45 de Linguagens e suas Tecnologias, 45 de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, além da tão aguardada prova de redação, enquanto no dia 8 a continuação do simulado apresentará 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e 45 de Matemática e suas Tecnologias.
A coordenadora do Pré-Enem Legal, Anne Ruela, explica que essa abordagem permitirá que os estudantes e egressos, ou seja, aquelas pessoas que já concluíram o ensino médio, tenham uma visão ampla de seus pontos fortes e áreas que precisam de maior dedicação nos estudos. “É uma valiosa ferramenta de preparação, pois proporciona uma simulação realista do Enem e contribui para o aprimoramento dos conhecimentos e habilidades dos participantes”, ressalta.
O simulado estará disponível ao longo de todo o dia em ambas as datas, permitindo aos participantes flexibilidade para realizar as provas em um horário que melhor se adeque à sua rotina, medida que visa contemplar a diversidade de perfis dos candidatos, otimizando seu desempenho e minimizando possíveis contratempos. Quem é aluno da rede estadual, realizará a prova na escola, no horário da aula.
O Pré-Enem Legal é um programa do governo do Estado do Acre, executado pela Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), com o objetivo de incentivar os estudantes e toda a comunidade do estado a buscarem uma preparação de qualidade para o Enem e, consequentemente, melhorarem suas chances de ingressar no ensino superior.
Aos interessados em participar do simulado, as inscrições para o programa são gratuitas e continuam abertas pelo site see.ac.gov.br.
(Dayana Soares/Secom)