Segundo o Boletim Semanal de Arboviroses da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), na última semana o Acre registrou novos casos de doenças causadas por virus transmitidos por mosquitos, apontando um aumento nos casos de Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Oropouche no estado.
No período de uma semana, quatro novos casos de Chikungunya foram registrados, aumentando de 162 para 166 casos no Acre, sem nenhum óbito registrado nesse período. O Zika Vírus registrou um caso entre os dias 30 de julho e 7 de agosto, com um total de 47 registros até o último boletim.Já a dengue foi a doença com maior registro nesse período, com 12 registros na última semana.
Neste ano, já são 2.629 casos de dengue registrados na Sesacre, e apenas dois municípios do Acre não tem informações sobre casos dos vírus.
Os casos de Febre Oropouche também aumentaram no Acre, com o registro de 8 novos casos em uma semana. Em 2024, o Acre tem 430 casos confirmados em quase todos os municípios, exceto Santa Rosa do Purus.
Na última quinta, 8, o Ministério da Saúde registrou um caso de um bebê nascido no Acre com anomalias congênitas associadas à transmissão vertical de febre oropouche.
Em nota, o governo do Acre explicou que o bebê morreu após 47 dias de vida, e que a mãe, de 33 anos, havia apresentado rash cutâneo (erupções) e febre no segundo mês de gravidez. “Os exames laboratoriais no pós-parto deram resultado positivo para o vírus Oropouche”, diz a nota.
