Centenas de servidores públicos de Rio Branco se reúnem em frente à Câmara Municipal de Rio Branco durante a sessão plenária desta quarta-feira, 3, para reivindicar que a Prefeitura de Rio Branco envie o Projeto de Lei de Reajuste Salarial previsto para o ano de 2024. O reajuste equivale à um aumento superior a 25% por conta da reposição inflacionária do ano anterior.
O funcionário municipal da Saúde Francisco de Jesus, coordenador da manifestação, apontou que a verba que deveria garantir o reajuste está chegando aos cofres públicos municipais desde o mês de janeiro, mas que segundo ele, ainda não chegou nos servidores: “O recurso desse reajuste tá vindo desde janeiro e até agora não chegou na base de servidores municipais, dos agentes de saúde e de endemias. Nenhum responsável da gestão veio falar com a gente e por isso estamos aqui, na Câmara, aguardando algum representante”, diz o manifestante.
As manifestações também aconteceram na terça-feira, 2, em frente à Prefeitura de Rio Branco. Entretanto, segundo Francisco de Jesus, ninguém apareceu para conversar com os servidores à respeito do reajuste: “Ontem fugiram, fecharam as portas, teve até policia. Isso é um desrespeito com a categoria que de trabalhadores que leva melhores condições de saúde para as pessoas”, pontua.
O Vereador Fábio Araújo (PDT), apoiador da manifestação, pede para que o Prefeito tenha atenção aos seus servidores e envie o projeto de reajuste para a Câmara, para que o projeto seja votado pelos vereadores: “Hoje estamos aqui aguardando que o prefeito Tião Bocalom encaminhe o projeto de reajuste salarial de 2024. O prefeito ainda não se manifestou. Então prefeito, por favor, olhe para os seus servidores, para quem está todo dia trabalhando em prol do nosso município, e envie para câmara municipal esse aumento para os servidores públicos”.
Respondendo às manifestações, o vereador João Marcos Luz (PL), líder da Prefeitura na Câmara, diz que a resposta sobre o projeto de lei será enviada ainda nesta quarta-feira: “O reajuste salarial é uma decisão da gestão, precisa ter critério, não é de qualquer forma que se dá um aumento. Estamos em um ano eleitoral, se o Prefeito quisesse agradar, esse era o momento. Mas o prefeito é um homem responsável e não vai colocar as finanças do município em risco”, diz o vereador, em defesa da administração municipal.
João Marcos declara também que a Prefeitura “já está trabalhando para dar o reajuste”, que deve chegar ainda nesta quarta-feira, e que certamente, “a maioria dos trabalhadores ficará satisfeito”.