Servidores da educação estadual protestaram na manhã desta terça, 18, em frente ao Palácio Rio Branco, para reivindicar o reajuste salarial da categoria.
Os servidores afirmam que além do reajuste, que é direito, o Governo se comprometeu com retornar com os 10% tabela da educação, que foi reduzida pra 7% em 2021.
“Estamos negociando desde janeiro, mas sempre nos dizem que precisam verificar o orçamento e os recursos. O ano está quase no fim e ainda não concretizaram uma proposta. Fizemos um estudo financeiro que mostra que há dinheiro suficiente para pagar os 5% de reajuste e 50% do retorno da nossa tabela, o que equivaleria a 1,5%. Pedimos uma revisão agora em agosto, mas disseram que não era possível”, explicou a professora Rosana Nascimento, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac)
Em entrevista também na manhã desta terça, o governador Gladson Cameli disse que concederá reajuste aos servidores estaduais, incluindo os da Educação, mas pediu paciência.
“Jogar aberto. Não dar um salto maior do que a perna. Prometer aquilo que temos condições de cumprir. Vamos pedir aos sindicatos para me deixar cumprir o aumento que vou dar agora, e depois conversamos”.