Secretário reforça a importância da união entre entes federativos no desenvolvimento do Estado

Foto: Marcos Araújo/Secom

Foto: Marcos Araújo/Secom

“Essa integração faz a diferença”. A frase é do secretário de Estado de Planejamento, Ricardo Brandão, – durante o I Encontro de Prefeitos e Prefeitas pelo Desenvolvimento Local, realizado pelo Sebrae/Acre e a Associação dos Municípios do Acre (Amac) -, na sexta-feira, 11. Na oportunidade, o gestor destacou a importância da união entre os diferentes níveis de gestão pública para enfrentar os desafios regionais e promover o desenvolvimento sustentável no Estado.

Brandão também destacou a complexidade dos desafios enfrentados pelo Acre, citando a relação entre preservação ambiental e uso produtivo do território.

“Temos um Estado com 85% do território sob cobertura vegetal preservada e apenas 15% já antropizado, aberto e em condições de torná-lo produtivo”, pontuou, comparando a situação com a do estado vizinho de Rondônia. “Lá é praticamente 50-50. O nosso desafio é muito maior.”

O evento também foi espaço para reforçar o papel do planejamento estratégico como base para a efetividade das políticas públicas. “Não conseguimos dar dois passos se não tivermos um bom planejamento. Tudo aquilo que vai ser feito deve estar no PPA, porque é o PPA que é a base da LOA. Aquilo que não está no planejamento não vai se realizar — não passa de um sonho.”

Segundo ele, o governo do Estado já está mobilizando equipes técnicas para auxiliar diretamente os municípios na elaboração dos Planos Plurianuais. “Construímos esse compromisso com os prefeitos e vamos às cidades apoiar esse trabalho técnico.”

Por fim, o secretário reforçou a importância da integração institucional. “Estamos discutindo desenvolvimento, que é a base de qualquer política de Estado. Nosso objetivo é transformar sonhos em entregas, com responsabilidade, compromisso e trabalho conjunto.”

Compartilhar