A Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) divulgou na quarta-feira, 31, a criação de uma sala para alinhar as ações e acompanhar os registros da Doença de Chagas aguda, em Cruzeiro do Sul.
A medida foi tomada após a confirmação de nove casos da doença. Por meio de um comunicado, a secretaria informou sobre a busca e investigação ativa que a equipe de apoio vem realizando para identificar novos casos e possíveis focos de transmissão.
“Equipes da Vigilância Sanitária já estão no local realizando busca ativa, ações de vigilância sanitária e inspeção, em todas as etapas da cadeia de produção de alimentos suscetíveis à contaminação, intensificando o monitoramento na região afetada, para identificar novos casos e possíveis focos de transmissão, com coleta de amostras para investigação epidemiológica”, divulgou a Sesacre.
Além disso, a secretaria também informou no comunicado que está em articulação com o Ministério da Saúde para que o estoque de remédio usado no tratamento da doença seja reforçado no Acre, e que os profissionais de saúde vão passar por capacitação de medidas de controle e prevenção da doença.