Objetivo é estimular a formalização de novos empreendedores e capacitar quem já atua como MEI
O Sebrae no Acre iniciou uma programação especial voltada aos Microempreendedores Individuais (MEIs), que será realizada durante todo o mês de maio. A ação, tradicionalmente concentrada em uma única semana, foi estendida com o objetivo de alcançar mais pessoas, incentivando a formalização de negócios e o fortalecimento do empreendedorismo local.
Com atividades presenciais em diversas cidades do estado, a programação inclui palestras, workshops, oficinas e orientações individuais, abordando temas como gestão financeira, acesso a crédito, vendas, atendimento ao cliente, marketing e muito mais. Toda a agenda está disponível no site ac.loja.sebrae.com.br e nas redes sociais do @sebraenoacre.
De acordo com a gerente de Atendimento e Relacionamento do Sebrae no Acre, Cláudia Baima, a iniciativa busca atender tanto os empreendedores em fase inicial quanto aqueles que já estão formalizados, oferecendo ferramentas para alavancar seus negócios.
“O Sebrae oferece uma gama de serviços essenciais para a boa gestão de uma empresa. Atuamos como parceiros dos empreendedores que, muitas vezes, enfrentam essa jornada sozinhos. Com orientação, é possível melhorar a comunicação, o controle financeiro e a visibilidade dos negócios”, afirmou Baima.
Vantagens de ser MEI
Para quem deseja abrir o próprio negócio, a formalização como MEI é uma alternativa simples e segura. O microempreendedor individual tem acesso a direitos e benefícios previdenciários, como auxílio-doença, aposentadoria e salário-maternidade, além de poder emitir nota fiscal, contratar até um funcionário e buscar crédito com condições diferenciadas.
Baima reforça que a campanha também busca desmistificar o processo de formalização, que pode ser feito de forma gratuita pelo Portal do Empreendedor (www.gov.br/empresas-e-negocios).
Podem se tornar MEI pessoas que atuam por conta própria em atividades permitidas pela categoria, com faturamento anual de até R$ 81 mil e que não tenham participação em outra empresa como sócios ou titulares.
Para dúvidas ou orientações, o Sebrae oferece atendimento 24h via telefone ou WhatsApp pelo 0800 570 0800, além do portal sebrae.com.br/acre.
Ato no Dia do Trabalhador discute fim da escala 6×1
No dia 1º de maio, data em que se celebra o Dia do Trabalhador, sindicatos e movimentos sociais organizam um ato unificado em Rio Branco com o tema “Pela Vida Além do Trabalho”. O evento será realizado no auditório da Associação de Docentes da Universidade Federal do Acre (ADUFAC), a partir das 8h, com café da manhã e uma plenária aberta.
A mobilização é encabeçada pelo Sindicato dos Trabalhadores(as) dos Correios no Acre (SINTECT), o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários do Acre (SEEB-AC) e a própria ADUFAC, com o objetivo de reivindicar o fim da escala de trabalho 6 por 1 e defender a redução da jornada laboral, em prol do direito ao descanso, ao lazer e à saúde mental dos trabalhadores.
A plenária será mediada pelas lideranças sindicais Letícia Mamed (ADUFAC), Suzy Cristiny Costa (SINTECT) e Eudo Raffael Lima (SEEB-AC). O microfone também será aberto para outras pautas e moções que surgirem durante a atividade.
Com informações ac24horas