FOTO: Internet
Uma iniciativa da Secretaria de Estado de Agricultura do Acre, em parceria com a Energisa, começa a avançar com foco na modernização e fortalecimento da produção leiteira no Acre. A proposta envolve a implantação de sistemas de energia solar em propriedades rurais, priorizando produtores que atuam na cadeia do leite.
O alinhamento das ações ocorreu durante reunião entre representantes das instituições envolvidas, dentro das estratégias do programa REM, que também conta com apoio do governo do Estado. O encontro teve como objetivo organizar a execução dos projetos e garantir que as propriedades selecionadas sejam atendidas de forma eficiente.
Ao todo, 20 propriedades leiteiras devem ser contempladas nesta primeira etapa, distribuídas entre diferentes regiões do estado: uma no Vale do Juruá, três no Alto Acre e as demais no Baixo Acre.
De acordo com o coordenador do projeto, Jalceyr Pessoa, a articulação institucional é fundamental para que a proposta avance com consistência e alcance os resultados esperados no campo.
“Essa reunião foi importante para alinhar institucionalmente as ações e garantir que a gente consiga priorizar os projetos de energia solar voltados às propriedades leiteiras que serão contempladas. A ideia é viabilizar esses sistemas de forma estratégica, atendendo inicialmente 20 propriedades, sendo uma no Juruá, três no Alto Acre e o restante no Baixo Acre”, destacou.
Com a implantação dos sistemas de energia solar, a expectativa é reduzir custos de produção, aumentar a eficiência das propriedades e incentivar o uso de energia limpa, contribuindo diretamente para o desenvolvimento sustentável da atividade leiteira no Acre.
