O Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), em nota, destacou que a qualidade da água distribuída na capital acreana não foi comprometida com a morte da capivara na lagoa de captação da Estação de Tratamento de Água (ETA) 2.
Segundo o órgão, tão logo a capivara foi vista na lagoa de captação de água, o Corpo de Bombeiros foi acionado. Porém, apesar das tentativas de captura, o animal fugia da abordagem, não sendo possível capturá-lo, permanecendo ainda no local nos dois dias seguintes.
“Durante esse período, o Saerb manteve contato constante com os Bombeiros e tomou todas as medidas possíveis para resolver a situação (…) Na segunda-feira, 3 de março, às 14h, o Saerb decidiu desligar a bomba após avaliar que a interrupção imediata poderia comprometer o abastecimento de água à população. A bomba foi desligada como medida de segurança, mas, infelizmente, o animal já havia falecido”, diz trecho da nota.
A autarquia reforçou ainda que realiza análises da qualidade da água de forma constante, a cada duas horas pelos operadores da ETA e diariamente pelo laboratório do Saerb. “As ações seguem as diretrizes da Portaria nº 888/2021 do Ministério da Saúde, com coletas na saída da ETA e na rede de distribuição para garantir a segurança da água fornecida aos consumidores” destacou o órgão.
E acrescentou: “contamos com uma equipe de biólogos e laboratoristas capacitados para assegurar a excelência no controle da qualidade da água. Embora o incidente tenha ocorrido na lagoa de captação, a água tratada e distribuída à população segue dentro dos padrões de qualidade exigidos”, informou o Saerb em nota.
Confira a Nota na íntegra:
NOTA OFICIAL
O Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) lamenta profundamente o ocorrido na Captação da ETA 2 e esclarece os fatos, reafirmando seu compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com a prevenção de novos incidentes.
No dia 28 de fevereiro, uma capivara foi encontrada na lagoa de captação de água, e, de imediato, o Corpo de Bombeiros foi acionado. Apesar das tentativas de captura, o animal fugia da abordagem e permaneceu na lagoa nos dias seguintes, 1º e 2 de março. Durante esse período, o Saerb manteve contato constante com os Bombeiros e tomou todas as medidas possíveis para resolver a situação. Os números de protocolo gerados durante o ocorrido foram: nº 4388, 5699 e 7868.
Na segunda-feira, 3 de março, às 14h, o Saerb decidiu desligar a bomba após avaliar que a interrupção imediata poderia comprometer o abastecimento de água à população. A bomba foi desligada como medida de segurança, mas, infelizmente, o animal já havia falecido.
Controle de Qualidade da Água
Os operadores da ETA realizam análises a cada 2 horas e o laboratório do SAERB fiscaliza a qualidade da água com análises diárias. Cumprimos a Portaria nº 888/2021 do Ministério da Saúde e realizamos coletas de água na saída da ETA e na Rede de Distribuição para garantir que a água mantenha a mesma qualidade até a residência do usuário. Contamos com biólogos e laboratoristas capacitados para garantir a excelência no controle da qualidade da água.
Reforçamos que, embora o incidente tenha ocorrido na lagoa de captação, a qualidade da água tratada e distribuída à população não foi comprometida.
Foto-Clemerson Ribeiro