Rio Branco tem 2° maior inflação do ano em junho, mas registra menor acumulado inflacionário do país

Foto Internet

O Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre divulgou o Estudo Econômico com dados da inflação dos últimos meses do ano na capital acreana. Segundo a divulgação, Rio Branco registrou duas grandes inflações neste ano: janeiro e junho.

A inflação de junho registrou um aumento de 0,34%. Os responsáveis pelo aumento no Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) foram: habitação (57,67%), despesas pessoais (19,34%) e alimentação e bebidas (15,01%), representando 92,02% da inflação local.

Entretanto, na inflação acumulada entre os meses de janeiro a junho, Rio Branco tem a menor taxa inflacionária entre as capitais e regiões metropolitanas do Brasil, com um Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) acumulado de 1,75%.

A redução foi observada no preço da banana-prata, banana-da-terra e da alface, que reduziram em -13,65%, -10,69% e -5,9%, respectivamente.

O Fórum Empresarial divulgou também que no próximo mês pode ocorrer uma mudança significativa comparado aos últimos índices de inflação, por conta do aumento do preço da gasolina no mês de agosto.

Compartilhar