Rio Branco, Acre - domingo, 28 junho, 2026

Rio Branco lança marca turística e apresenta plano para estruturar setor pelos próximos cinco anos

Turismo

Foto: David Medeiros

A Prefeitura de Rio Branco lançou, nesta quarta-feira (10), a nova marca turística do município e apresentou o Plano Municipal de Turismo durante evento realizado no Espaço Amazônia Hall, antigo Complexo 14 Bis. A iniciativa reuniu autoridades municipais, representantes do setor turístico e secretários da gestão, marcando a abertura de uma nova etapa de planejamento voltado à promoção da capital acreana como destino.

O prefeito Alysson Bestene destacou que a construção da identidade turística busca reforçar atributos locais e ampliar a percepção de acolhimento da cidade para visitantes. “Esse processo, desde a marca, esse cuidado e essa sensibilidade, é para transformar Rio Branco em uma cidade cada vez mais acolhedora, onde os turistas se sintam bem acolhidos”, afirmou.

O gestor também ressaltou elementos considerados estratégicos para a promoção do município. “É assim que a gente tem buscado, no artesanato, na cultura, na culinária, mostrar o que Rio Branco tem e que isso também tem gerado oportunidade para as pessoas”, disse.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação, Ezequiel Bino, destacou a representatividade do evento e a importância do planejamento estruturado para o setor. Segundo ele, o Plano Municipal de Turismo é o primeiro documento oficial da área na capital e foi instituído a partir de lei complementar que estabelece a Política Municipal de Turismo.

O planejamento define diretrizes e ações para os próximos cinco anos, com foco na produção de dados e no mapeamento do perfil dos visitantes. “Sem pesquisa, sem dados, você está no escuro”, afirmou o secretário ao defender a necessidade de levantamentos sistemáticos sobre o fluxo turístico.

Bino informou ainda que a prefeitura pretende realizar, ainda em 2026, pesquisas contínuas com turistas no aeroporto e na rodoviária de Rio Branco, como forma de embasar políticas públicas e estratégias de promoção. Ele também destacou o potencial turístico do Acre, citando referências culturais e ambientais do estado. “Nós somos a terra do Chico Mendes. Nós somos a terra da cultura da ayahuasca, nós somos a terra dos geoglifos, são singularidades que só têm no Acre”, afirmou.

O secretário ressaltou ainda o crescimento do turismo de experiência na Amazônia, estimado em cerca de 20% ao ano, e afirmou que o plano inclui ações voltadas à orientação do visitante, com foco em gastronomia, artesanato e experiências locais. “O que a gente quer é que essa experiência das pessoas aqui se torne ainda mais positiva. E com isso ele leve o nome de Rio Branco através da marca turística para o Brasil e para o mundo”, concluiu.

 

Compartilhar