O nível do Rio Acre, que está em situação de seca, deu um sinal de recuperação, e apesar das chuvas regulares estarem previstas somente para o mês de de dezembro seu nível subiu 20 centímetros e atingiu a marca de 2,12 metros.
Segundo a Defesa Civil, o aumento de 20 centímetros do Rio é motivo de alívio para a população, que durante esse período de quatro meses testemunhou um período de estiagem e seca prolongada, que afetou o abastecimento de água e a vida ribeirinha.
Após um período crítico em que o rio quase atingiu sua cota mínima histórica de 1,25 metros, essa marca registrada de 2,12 metros marca um avanço significativo, pois foi a marca mais alta registrada desde 20 de julho deste ano.
A situação, que gerou preocupações quanto à escassez de recursos hídricos, agora deu sinais de que começou a se estabilizar.
O coordenador da Defesa Civil, Cláudio Falcão, comentou que apesar de ter saído de uma fase mais crítica, o ideal é que o nível do Rio Acre alcance os 4 metros.
“Podemos afirmar que superamos a fase mais crítica, mas é essencial ressaltar que ainda estamos abaixo da cota mínima esperada para este período, que é de 2,69 metros. O ideal seria que o nível estivesse acima dos 4 metros neste momento”, comentou.
Embora ainda seja necessário continuar monitorando de perto a situação do Rio e também as previsões de chuva, a recuperação do nível do Rio Acre, cria a esperança de um restabelecimento mais consistente das condições de água na região para fornecer às comunidades. (Fernanda Maia, estagiária de Jornalismo)