Rio Acre ultrapassa os dez metros na Capital e nova alagação preocupa

Foto Cedida

Devido às fortes chuvas que assolaram o estado desde a última quarta-feira, 21, o nível do Rio Acre sofreu um aumento significativo e ultrapassou a cota de alerta no município de Assis Brasil e algumas famílias já começaram a se deslocar. Com um aumento acelerado de cerca de 18 centímetros por hora, o rio atingiu a marca preocupante de 12,12 metros no município.

Até o início da tarde de quinta-feira, 22, o nível do Rio Acre subiu mais de um metro e marcou 10,45 metros na medição do meio-dia. A cota de alerta do manancial na capital acreana é de 13,50 metros. Dados da Defesa Civil Municipal mostram que às 6 horas de hoje o nível do Rio estava em 9,20 metros. Devido a intensidade das chuvas, moradores do bairro Plácido de Castro, na região da Sobral, em Rio Branco, tiveram casas alagadas após o transbordamento de um córrego.

Diante dessa situação, as autoridades estaduais, incluindo o Corpo de Bombeiros Militar do Estado, estão em estado de alerta máximo. A mobilização inclui o monitoramento constante da evolução da enchente em toda a bacia do Rio Acre, além de preparativos para atender à população afetada. O governo estadual reforça seu compromisso em agir rapidamente e de forma coordenada para garantir a segurança e o bem-estar dos cidadãos diante dessa crise.

A Defesa Civil Estadual também está adotando medidas preventivas e mobilizando recursos para enfrentar a situação, com o objetivo de minimizar os impactos das enchentes. Até o momento, 54 famílias já foram realocadas para locais seguros em Assis Brasil, enquanto esforços adicionais estão sendo feitos para identificar e apoiar aqueles que podem estar em áreas de risco.

O governo também está utilizando tecnologias avançadas para prever as próximas chuvas e a quantidade de água acumulada, a fim de antecipar os possíveis danos.

(Por Fernanda Maia, estagiária de Jornalismo)

Compartilhar