Na Capital, Rio Acre chega a 11,60m e deixa Defesa Civil em alerta

Foto: Richard Lauriano/Rede Amazônica Acre

Rio Acre ultrapassa a cota de atenção na capital acreana. A informação foi repassada pela Defesa Civil após a medição da 12h de segunda-feira, 8, no qual apresentou 11,60m. Na medição das 6h e 9h da manhã, o manancial media 11,22m e 11,42m, respectivamente.

A cota de atenção do Rio Acre é 10m, a cota alerta do Rio Acre em Rio Branco é de 13,50m, já a cota de transbordamento é 14m.

Em entrevista a imprensa local, o coordenador do órgão municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, relatou que as águas do Rio Acre nos municípios de Brasileia e Xapuri também continua subindo, o que acarreta no aumento do nível do manancial na Capital. “Essa água vem para cá [Rio Branco]. Essa subida de quase três metros nas últimas 24 horas é oriunda também dessas chuvas da cabeceira. Em Xapuri tivemos uma elevação maior ainda e essa água vai demorar cerca de três horas para chegar aqui”, frisou.

Falcão pontuou ainda sobre o nível rio estar alto para a época do ano, tendo chovido em uma semana, 50% das chuvas esperadas para todo o mês de janeiro.

“Nada é seguro daqui para frente. Temos a preocupação com tudo, porém, essa preocupação volta também para a questão dos igarapés. Monitoramos o Rio Acre, que é rotina, e temos um pouco de tempo para preparar tudo e colocar o plano de contingência em ação. Mas, com os igarapés não temos esse tempo, sobe de repente, transbordam e afetam as famílias”, concluiu.

Com isso, a Prefeitura de Rio Branco deve colocar em prática o plano de contigência mais cedo. Ainda segundo o coordenador da Defesa Civil, espaços públicos para serem montados os possíveis abrigos já estão sendo analisados. “Tudo isso começa a ser feito a partir de agora. Chegamos na época das chuvas, desde a segunda quinzena de dezembro, como tínhamos previsto, começaram a se intensificar”, finalizou.

Compartilhar