Rio Acre tem elevação no nível das águas e registra 10,70 metros

FOTO: JARDY LOPES

De acordo com o boletim da Defesa Civil Municipal, o Rio Acre amanheceu na terça-feira, 25, com 10,70 metros, um aumento em relação aos 10,06 metros registrados na medição do mesmo horário no dia anterior.

Apesar da elevação, o Rio Acre continua abaixo da cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros, e distante da cota de transbordo, que é de 14,00 metros.

O órgão também relatou a ocorrência de chuvas na região, com um acumulado de 19,80 milímetros nas últimas 24 horas.

Ainda de acordo com a Defesa Civil Municipal, no último final de semana, – onde forte chuva atingiu a Capital -, registrou-se 130,4 milímetros de chuva, o equivalente a 43% do volume esperado para todo o mês de fevereiro.

Segundo o tenente-coronel, Cláudio Falcão, mais de mil famílias foram atingidas entre sábado, 22, e domingo, 23. A chuva provocou alagamentos em pelo menos 17 bairros de Rio Branco, especialmente os da região da Baixada da Sobral.

Cinco famílias permanecem abrigadas na Escola Anice Dib Jatene, enquanto outras 100 foram para a casa de parentes. Essas famílias precisaram deixar suas residências após o transbordamento do Igarapé Batista na região do Bairro da Paz.

“Estamos num momento muito crítico e, infelizmente, dados como específicos de chuvas intensas, fatos dessa natureza podem voltar a acontecer a qualquer instante”, alertou Falcão.

FOTO: JARDY LOPES

Compartilhar