Rio Acre sobe mais de dois metros em 24h e volta a se aproximar da cota de atenção

Foto: Victor Lebre/g1

O nível do Rio Acre na capital acreana registrou um aumento de mais de dois metros em 24 horas e voltou a se aproximar da cota de atenção. Na medição das 6h deste domingo (18), o rio chegou a 9,86 metros. No sábado (17), a medição ficou em 7,74 metros, segundo a Defesa Civil de Rio Branco.

Com isso, o nível do rio voltou a ficar próximo da cota de atenção, que é de 10 metros. Em janeiro, o rio chegou a alcançar 11,92 metros e preocupou autoridades.

Apesar do aumento súbito, o rio fechou a primeira quinzena com o nível mais baixo dos últimos três anos. Em 2022, no dia 15 de fevereiro, o rio estava em pouco mais de 10 metros, e em 2023, marcou mais 11 metros. Apesar do índice menor na série histórica, o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, coronel Cláudio Falcão, alerta que o monitoramento continua e ainda é preciso atenção, pois há possibilidade de transbordamento.

“Lembrando a todos os acontecimentos dos últimos anos. Nós tivemos inundação sempre no mês de fevereiro e mês de março como aconteceu no ano passado em 2023”, disse em entrevista à Rede Amazônica Acre.

Ainda de acordo com dados da Defesa Civil, o mês de fevereiro já registrou 44% do volume de chuva esperado para o período, que é de 305 milímetros. Até este domingo, foram 135,6 milímetros de chuva marcados na capital acreana.

“Permaneceremos sempre atentos para poder atuar no momento certo, levando o socorro e a resposta a qualquer vitima que necessita do trabalho da Defesa Civil”, acrescentou Falcão.

 

 

 

g1 acre

Compartilhar