Boletim divulgado pala Defesa Civil de Rio Branco, no início da tarde desta quinta-feira, 13, apontou uma redução de mais dois centímetros no nível do Rio Acre, em relação a medição das 06 da manhã, quando o manancial chegou a marca de 10,90m.
O manancial amanheceu com um recuo de oito centímetros no nível das águas em relação a medição das 18 horas e quarta-feira, 12, ocasião em que o afluente registrava 10,98 metros.
Apesar do recuo, a Defesa Civil continua em alerta, visto que, ao comparar as medições de 05h00 da manhã de quarta-feira, 12, e quinta-feira, 13, em um período de 24 horas, o Rio Acre aumentou 35 centímetros. Ontem, o afluente marcava 10,63 metros.
A Defesa Civil aponta uma tendência de estabilidade nas últimas horas. Além disso, o volume de chuva acumulado nas últimas 24 horas foi de 2,00 mm, um índice considerado baixo e que não representa risco imediato de elevação significativa do nível do rio.
O coordenador do órgão, Cláudio Falcão, explicou que o aumento do nível do rio nas cabeceiras tem impacto direto no comportamento do rio na capital acreana.
“O rio Acre, lá nas cabeceiras, está aumentando o nível, apesar de já estar num patamar elevado. Por isso, teremos também aumento de nível aqui em Rio Branco nas próximas horas e nos próximos dias”, afirmou o tenente-coronel Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil de Rio Branco.
Apesar de ter chegado a 10,88 metros, o Rio Acre permanece abaixo da cota de alerta, que é de 13,50 metros, e da cota de transbordo, estabelecida em 14,00 metros.
FOTO: JARDY LOPES
