Rio Acre atinge 1,79m e se aproxima da cota histórica

Foto Reprodução

A medição realizada pela Defesa Civil nesta terça-feira, 25, aponta que o nível do Rio Acre chegou a cota de 1,79m, sendo o menor dos últimos dez anos. A menor cota já registrada em toda a história do manancial ocorreu em 2022, quando chegou a 1,25 metros.

No ano passado, por exemplo, o nível do dia 25 de junho era 2,77, ou seja, quase um metro a mais. Já em 2022, o nível era de 2,96m.

A Defesa Civil já havia previsto uma estiagem severa para 2024, e as observações atuais confirmam que esta pode ser a pior seca dos tempos. A situação já resultou em escassez de água, afetando mais de 30 comunidades no município de Rio Branco.

“As reclamações sobre a falta de água já começaram. Estamos acelerando os procedimentos e o abastecimento de água nessas áreas pode começar na segunda quinzena de junho”, explicou o tenente-coronel.

Abaixo da cota de dois metros o rio é considerado intrafegável, já que a navegação fica dificultada em razão do baixo nível. Outros reflexos da seca também são o escoamento da produção ribeirinha, falta de água em comunidades rurais e a dificuldade na captação de água na zona urbana.

Na última semana, a prefeitura anunciou a distribuição de água potável para as comunidades rurais e deve anunciar novas medidas nos próximos dias diante do cenário catastrófico.

Compartilhar