O prazo para regularização do título de eleitor termina na próxima segunda-feira, 19, e a situação é preocupante tanto no Acre quanto no Brasil. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de cinco milhões de brasileiros estão com pendências e podem ter seus títulos cancelados se não agirem a tempo.
No Acre, o alerta também é grave: 23.666 pessoas estão na lista de eleitores faltosos e ainda não regularizaram o documento. Desses, apenas 585 buscaram atendimento desde o início do prazo, o que representa menos de 3%.
“O título é mais do que um documento. É a porta de entrada para a cidadania ativa”, reforçou o TRE-AC em comunicado.
Municípios com maior número de eleitores irregulares no Acre são: Rio Branco (12.430), Cruzeiro do Sul (2.146), Tarauacá (1.012), Sena Madureira (960), e Feijó (836).
A lista completa está disponível no site do TRE-AC. Em todas as zonas eleitorais do estado, cartórios estão preparados para atender até o fim do prazo.
O eleitor tem o título cancelado se deixar de votar por três turnos consecutivos; não apresentar justificativa válida; não pagar a multa eleitoral correspondente.
Cada turno é contabilizado como uma eleição. Por isso, um eleitor pode ser considerado faltoso mesmo tendo votado em um dos dois turnos das últimas eleições.
O eleitor pode consultar sua situação e fazer a regularização de forma online ou presencialmente no cartório eleitoral da sua zona.
Consequências do cancelamento
Quem não regularizar o título fica impedido de:
- – Votar nas próximas eleições;
- – Tomar posse em concursos públicos;
- – Obter passaporte ou CPF;
- – Renovar matrícula em instituições de ensino;
- – Acessar programas como Fies, ProUni e Sisu.