O Ministério da Educação (MEC) publicou na terça-feira, 24, o edital com as regras para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao segundo semestre de 2025. As inscrições estarão abertas entre os dias 30 de junho e 4 de julho, exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
O Prouni concede bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior. O programa é voltado a estudantes que tenham feito o Enem em 2023 ou 2024, com média mínima de 450 pontos nas cinco provas e nota diferente de zero na redação. Só pode participar quem já concluiu o ensino médio.
Podem concorrer às bolsas do Prouni estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas ou em escolas privadas na condição de bolsistas integrais, além de pessoas com deficiência e professores da rede pública em exercício — neste último caso, exclusivamente para cursos de licenciatura e sem exigência de comprovação de renda. Para os demais candidatos, há critérios de renda: para pleitear bolsas integrais (100%), a renda familiar bruta mensal por pessoa deve ser de até 1,5 salário mínimo; para bolsas parciais (50%), o limite é de até três salários mínimos por pessoa.
A divulgação dos resultados será feita em etapas. A primeira chamada está prevista para o dia 7 de julho. A segunda será publicada em 28 de julho. Após essas fases, os candidatos que não forem selecionados poderão manifestar interesse em participar da lista de espera nos dias 18 e 19 de agosto. O resultado da lista será divulgado no dia 22 de agosto, também pelo Portal Acesso Único.
O Prouni completa 20 anos em 2025. Desde sua criação, em 2005, o programa já beneficiou mais de 3,4 milhões de estudantes em todo o Brasil, abrindo portas para o ensino superior privado por meio de bolsas de estudo.
Mais informações podem ser conferidas diretamente no Portal Acesso Único do MEC: acessounico.mec.gov.br