Prouni 2025/2: prazo para comprovação de informações vai até sexta-feira

Foto: Internet

Foto: Internet

Os estudantes pré-selecionados por meio da lista de espera do Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao segundo semestre de 2025, têm até esta sexta-feira (5) para apresentar a documentação que comprova as informações prestadas no momento da inscrição. A entrega deve ser feita diretamente na instituição de ensino superior privada escolhida, de forma presencial ou por meio eletrônico, conforme orientações de cada faculdade.

A consulta à lista de espera está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na aba do Prouni. Essa etapa contempla os candidatos que não foram selecionados nas chamadas regulares ou que ficaram de fora devido à não formação de turma no curso desejado. Ao receber os documentos, a instituição é obrigada a emitir um comprovante de entrega. Até o dia 12 de setembro, as faculdades participantes deverão informar se o registro do candidato foi aprovado ou reprovado. Nos casos de aprovação, será emitido o termo de concessão da bolsa.

O edital do programa prevê ainda que as instituições que optarem por realizar processo próprio de seleção precisam ter informado previamente aos pré-selecionados. É proibida qualquer cobrança de taxa para essa etapa.

No segundo semestre de 2025, o Prouni ofertou mais de 211 mil bolsas de estudo em cursos de graduação de instituições privadas. Desse total, cerca de 118 mil são integrais, que garantem gratuidade total, e 93 mil são parciais, que cobrem 50% da mensalidade. O curso de administração liderou a lista de oportunidades, com 13.774 bolsas, sendo 9.275 integrais e 4.499 parciais. Em seguida, vieram direito, com 13.152 bolsas, pedagogia, com 11.339, e educação física, com 8.939. Para medicina, foram oferecidas 1.159 bolsas, das quais 988 integrais e 171 parciais.

Criado em 2004 pelo Ministério da Educação (MEC), o Prouni completou 20 anos em 2025 e já beneficiou mais de 3,5 milhões de estudantes. Desse total, 2,5 milhões tiveram acesso a bolsas integrais. Atualmente, o programa atende 632,5 mil estudantes matriculados em 1.851 instituições privadas em todo o país, sendo que mais de 533 mil possuem bolsa integral. (Com informações Agência Brasil)

Compartilhar