A Câmara de Rio Branco deve receber na próxima semana um projeto de autoria do Executivo que prevê mudanças na idade de aposentadoria do servidor público municipal. Segundo o líder do prefeito na Casa Legislativa, vereador Rutênio Sá (UB), o Instituto de Previdência de Rio Branco (RBPrev) tem realizado estudos técnicos para verificar como vai se comportar a Previdência Social nos próximos anos e, dessa forma, estipular nova idade para se aposentar.
“Para que essas mudanças sejam realizadas é necessário ter esses cálculos atuariais em mãos. A RBPrev precisa saber a expectativa de orçamento, de contribuição de cada servidor, o crescimento vegetativo do número de funcionários da Prefeitura para, posteriormente, iniciar uma reforma, tudo em base de cálculos, de estudos atuariais. Os auditores atuariais do Acreprevidência estão fazendo esse levantamento e esse estudo”, ressaltou Sá.
O cálculo atuarial é uma técnica que projeta variáveis, levando em consideração possíveis contingências. Ele é utilizado para avaliar e mensurar a probabilidade de eventos futuros, como morte, doença, acidentes, aposentadoria, entre outros, e determinar as melhores estratégias para lidar com esses riscos.
Ele desempenha um papel fundamental na Contabilidade Pública, fornecendo análises e projeções financeiras que auxiliam no planejamento e controle dos regimes de previdência e outros benefícios sociais oferecidos pelo governo.
