Projeto Cidadão abre inscrições para Casamento Coletivo gratuito em Tarauacá

Foto Reprodução

O sonho de oficializar a união de forma gratuita poderá se tornar realidade para muitos casais de Tarauacá. A partir do dia 29 de abril, estarão abertas as inscrições para o Casamento Coletivo promovido pelo Projeto Cidadão, do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC).

Serão disponibilizadas 100 vagas para casais que comprovem hipossuficiência financeira. As inscrições seguem até dois de maio, das 8h às 15h, e devem ser feitas na Secretaria Municipal de Promoção Social. Os interessados precisam apresentar a documentação necessária (confira a lista abaixo).

A cerimônia de casamento está marcada para o dia 1º de junho, às 16h, na Escola Professor José Augusto de Araújo, localizada na Avenida Antônio Frota, no Centro da cidade.

Documentos exigidos:

– Solteiros: Certidão de nascimento atualizada (original, sem rasuras), RG e CPF (originais e cópias) e comprovante de endereço.

– Divorciados: Certidão de casamento com averbação do divórcio (original e legível), cópia da sentença de partilha de bens, RG, CPF e comprovante de endereço.

– Menores de 18 anos (a partir de 16 anos): Certidão de nascimento, RG e CPF (originais e cópias) dos noivos e dos pais. Se um dos pais for falecido, é necessário apresentar a certidão de óbito; em caso de ausência, apresentar autorização formal.

Atenção: Todas as certidões devem estar atualizadas nos últimos 6 meses.

Mais do que casamentos: o Projeto Cidadão em 2025

Além do Casamento Coletivo, o Projeto Cidadão realiza sua primeira edição do ano em Tarauacá, oferecendo uma série de serviços gratuitos entre 27 e 28 de maio e de 1º a 3 de junho. A iniciativa busca facilitar o acesso a direitos fundamentais para comunidades isoladas e populações vulneráveis do interior do estado.

Nos primeiros dias, as atividades serão realizadas na Aldeia São Vicente, Comunidade Humaitá. Nessa etapa, a população poderá contar com emissão de carteiras de identidade, atendimentos jurídicos, serviços de saúde, entre outros.

A ação se estende para a área urbana de Tarauacá nos dias seguintes, com o apoio de instituições como a Defensoria Pública, o Ministério Público, a Polícia Civil, a Receita Federal, o INSS, o Incra, o TRE, e órgãos de saúde estaduais e municipais.

O Projeto Cidadão é um dos mais tradicionais programas de inclusão social do estado e, em 2025, reafirma seu compromisso de aproximar a Justiça de quem mais precisa. (Com informações do G1 Acre)

Compartilhar