A Prefeitura de Rio Branco lançou na manhã de quarta-feira, 12, mais uma edição do Programa Saúde Itinerante o qual levará atendimentos as comunidades ribeirinhas e rurais de Rio Branco, que enfrentam dificuldades de acesso a serviços de saúde.
Com a disponibilidade de 62 profissionais, a previsão é atender 167 comunidades, oferecendo serviços como consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, além da realização de exames e distribuição de medicamentos e materiais como preservativos, lubrificantes e hipoclorito.
“É um trabalho que o prefeito Tião Bocalom vem realizando durante os anos da sua gestão e toda a população sabe do carinho que ele tem por essa população que mora na área rural, especialmente essas que moram às margens dos rios e dos igarapés (…) é uma das estratégias que temos para levar a saúde, levar a atenção primária para aquelas pessoas que moram mais distante dos centros urbanos aqui da nossa capital”, disse o secretário Municipal de Saúde, Renan Biths.
A coordenadora da Divisão de Saúde de Populações Rurais e Ribeirinhas, Rejane Almeida, explicou a logística da operação, que conta com 15 embarcações, entre barcos grandes e voadeiras, para transportar equipe, materiais e suprimentos.
O programa, implantado pela Semsa em 2005, já beneficiou ao longo desses anos centenas de famílias com atendimentos médicos, odontológicos e de enfermagem, exames laboratoriais, imunização, distribuição de medicamentos e assistência preventiva.
Foto Whidy Melo