Na sessão solene em homenagem ao dia da Enfermagem, a técnica e auxiliar de enfermagem e sindicalista Conceição Alves, falou sobre a super lotação dos hospitais do Acre e a falta de profissionais, apontando a necessidade de novos concursos públicos para a categoria.
“Temos hospitais lotados, transbordando, e não temos gente pra trabalhar porque a maioria dos profissionais concursados são da minha geração, estão nos sessenta anos. Precisamos de concurso público para técnicos e auxiliares da enfermagem, porque não vamos ficar lá a vida toda, precisamos ser substituídos”, disse a profissional, se direcionando ao Secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal.
Segundo a sindicalista, que trabalha há 30 anos, os profissionais mais antigos são os que costumam fazer mais reivindicações ao sindicato: “Estão velhos, cansados, doentes, trabalhando em altas jornadas porque não temos pessoas para substituir.”
Conceição falou ainda que a categoria trabalha em mais de 80% dos serviços de qualquer âmbito da saúde do estado, englobando também a população de Rondônia, do Amazonas, da Bolívia e do Peru, que chegam até as unidades de saúde.