Prefeitura de Rio Branco expande horário de funcionamento de Uraps até 22h

Foto: Arquivo/Asscom Prefeitura de Rio Branco

O Acre enfrenta uma emergência em saúde pública devido ao aumento dos casos das arboviroses (dengue, zika e chikungunya). Em Rio Branco, de acordo com a coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Socorro Martins de Souza, nas primeiras semanas de 2025, foi registrado uma média de mil casos de dengue.

“Só em Rio Branco nós já registramos, em média, mil casos de dengue nessas primeiras semanas de janeiro. São casos notificados, mas a confirmação está sendo alta também”, destacou Souza.

A coordenadora relatou ainda que os casos graves da doença estão crescendo, afetando, especialmente, os jovens. “Os casos estão se agravando muito entre os jovens. Antes essa faixa etária não era tão acometida, mas agora sim. Então, nossa preocupação é evitar e diminuir os casos da doença para evitar possíveis óbitos”, disse a coordenadora ao pontuar ainda o aumento nas internações.

Atendimento nas URAPS

O horário de funcionamento das Unidades de Referência em Atenção Primária, conhecidas como Uraps, se expandiu. A decisão foi tomada pela Prefeitura de Rio Branco após o registro no aumento dos casos de dengue.

As Uraps Roney Meirelles, no Adalberto Sena; Hidalgo de Lima, na Sobral; e Cláudio e Vitorino, no Taquari, são as unidades de referência para o atendimento dos casos da doença. Essas unidades uncionarão com horário estendido até às 22h, de segunda a sexta. No sábado, estarão abertas até 17h.

Também vai atuar na ação de combate à dengue a Secretaria de Cuidados com a Cidade, realizando limpeza nos bairros onde há um alto índice de infestação do mosquito.

“Esse momento aqui é uma intensificação das ações em campo. Vamos abrir no sábado o dia todo e durante a semana o horário se estende até 22h. Vamos realizar ainda um mutirão de limpeza nos bairros que tem bastante notificação e um índice de infestação muito grande”, disse Socorro.

E completou: “temos a Secretaria de Cuidados com a Cidade trabalhando em conjunto com a gente, então eles entram para tirar todos os entulhos, todo o lixo, os utensílios e alguns vasos que acumulam água e são de fácil remoção. Os agentes entram orientando a população, fazendo borrifação, e a Secretaria da Cidade realiza essa limpeza na cidade. Então, essa é uma ação para tentarmos diminuir os casos de dengue, zika e chikungunya”, finalizou.

Compartilhar