Prefeitura de Rio Branco decreta situação de emergência e lança Operação Estiagem

FOTO: SAIMO MARTINS

FOTO: SAIMO MARTINS

Devido aos baixos níveis do Rio Acre, que indicam uma previsão de uma seca severa para o município de Rio Branco, o prefeito Tião Bocalom decidiu se antecipar e declarar, por meio de um decreto, situação de emergência por conta da seca, além de também iniciar as operações de prevenção da estiagem.

“Esse decreto significa dizer que a gente procura facilitar para que as secretarias possam realizar suas ações, fazer suas compras emergenciais, para não correr o risco de ficar atrasando o trabalho e prejudicar a população. Então quando você faz um decreto desse e tem o reconhecimento nacional, nos dá a legalidade a gente fazer licitações rápidas, apenas cotações, e já fazer com que ação aconteça”, explicou o prefeito.

Junto ao decreto, a Prefeitura lançou também a Operação Estiagem 2024, que leva abastecimento de água para 31 localidades rurais em Rio Branco.

Segundo a Defesa Civil do município, a meta é distribuir 30 milhões de litros de água, beneficiando 19 mil pessoas na zona rural. A expectativa é que desde agora, caminhões pipas abasteçam diariamente as comunidades .

Nesta sexta-feira (28), o Rio Acre amanheceu medindo 1,78 metros, bem abaixo da média para o período do fim do mês de junho.

Compartilhar