Prefeito Tião Bocalom decreta situação de emergência em Rio Branco

Whidy Melo/ac24horas

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom decretou na segunda-feira, 26, situação de emergência na capital acreana em razão da cheia do rio Acre, que já atinge mais de 14 mil pessoas.

O decreto assinado pelo prefeito Tião Bocalom será entregue em mãos ao ministro Waldez Goes, do Desenvolvimento Regional e responsável pela Defesa Civil Nacional ainda hoje, em Brasília, e tem vigência a partir da assinatura e pelos próximos 180 dias.

“Estamos encaminhando o decreto, temos também uma reunião com o ministro, mas a gestão não esperou, já estamos trabalhando com o recurso de R$ 2 milhões para compra de tudo o que for necessário, não abandonamos as pessoas até que esse recurso federal chegue”, afirmou o prefeito Tião Bocalom.

Medição do rio Acre

Em Rio Branco, o nível do Rio Acre continua subindo e na medição realizada pela Defesa Civil, às 12 horas de segunda-feira, 26, o manancial chegou a cota de 16 m. Na medição das 9H, o rio estava em 15,96m.

O rio passou da cota de transbordo pela primeira vez na noite de sexta-feira, 23, ocasião em que atingiu 14,04 metros, às 18h. Segundo a Defesa Civil do Estado, mais de 300 pessoas foram atingidas com a cheia e transbordamento do rio e dos igarapés na capital.

 

Compartilhar