Prefeito Tião Bocalom anuncia contratações emergenciais para fortalecer combate à dengue

Foto Rede social

A Prefeitura de Rio Branco anunciou a contratação emergencial de 186 profissionais de saúde e apoio. De acordo com o prefeito Tião Bocalom, desse total, 145 já foram contratados e 41 ainda estão em processo de seleção.

“Infelizmente, tivemos três óbitos em 2021 e a gente não quer que isso aconteça novamente. Por isso, a nossa Secretaria de Saúde correu atrás, nós declaramos situação de emergência e, com isso, pudemos contratar esses profissionais que estarão trabalhando por 90 dias”, disse o prefeito ao detalhar as contratações.

“São doze auxiliares de farmácia, 24 enfermeiros, doze farmacêuticos, 24 médicos clínicos gerais, 24 técnicos de enfermagem, doze técnicos de laboratório e 78 agentes de endemias, todos com cargas horárias específicas para atender à demanda crescente”.

O secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, por sua vez, destacou que as novas contratações reforçam os atendimentos nas unidades de saúde.

“O paciente que chegar nas nossas unidades será recepcionado por um enfermeiro, fará a classificação, passará por consulta médica, realizará exames necessários e sairá dali com o tratamento completo, evitando agravamento dos sintomas”, completou Biths.

O programa “Aedes do Bem”, que utiliza ovos geneticamente modificados do mosquito da dengue, também foi mencionado por Biths. Ele pontuou que houve uma repactuação quanto a entrega de novos lotes.

“Repactuamos um cronograma de entrega em lotes com a empresa. Durante o mês de março, realizaremos a primeira etapa de implantação. Ajustamos a estratégia de execução desse programa, que acreditamos que produzirá um resultado muito eficiente, principalmente no campo da prevenção”, afirmou Biths.

Por fim, o secretário reforçou a ampliação nos horário de atendimento nas Unidades de Referência de Atenção Primária (URAPs). “Estendemos os horários de atendimento, que agora é de 7h às 22h e aos finais de semana até às 17h”.

Compartilhar