Foto: Assessoria
O prefeito de Xapuri, Maxsuel Maia Pereira (PP), fez um balanço positivo dos primeiros seis meses à frente da administração municipal, destacando avanços na organização da máquina pública, melhorias nos serviços e ações integradas nas comunidades rurais.
Ele lembrou que assumiu o mandato sem transição administrativa, o que aumentou os desafios iniciais, mas afirmou que a equipe conseguiu superar as dificuldades. Entre os resultados, citou a reposição de pessoal na educação e na saúde, reformas em escolas e nas maiores unidades de saúde, além da retomada do atendimento médico nas comunidades rurais — agora também em horário noturno.
Um dos destaques é o programa Prefeitura na Comunidade, que amplia a antiga ação “Saúde Itinerante”. O novo formato leva, além de atendimentos de saúde, serviços de educação, assistência social, obras, agricultura e outras secretarias diretamente para a zona rural. Na última edição, realizada na comunidade Dois Irmãos, houve inauguração de escola, entrega de fardamento escolar gratuito, melhorias em ramais, destoca e mecanização de áreas produtivas.
O prefeito também comentou sobre o embargo ocorrido na Reserva Extrativista Chico Mendes. Segundo ele, a prefeitura tem atuado de forma institucional, defendendo que a solução depende de mudanças na legislação, que devem ser tratadas em Brasília. “O que estiver ao alcance da Prefeitura de Xapuri para ajudar a bancada federal a buscar essas alterações, nós vamos fazer”, afirmou.
Confiante, o gestor afirmou que a equipe tem um plano de governo definido e sabe a cidade que quer entregar ao final do mandato. “A avaliação é extremamente positiva e estamos muito otimistas com o que ainda vamos realizar”, concluiu.