As eleições municipais deste ano, que definirão os novos prefeitos e vereadores, acontecem no dia seis de outubro, com isso os servidores que ocupam cargos comissionados deverão deixar seus cargos. Conforme determinação da Legislação Eleitoral, os servidores públicos que irão concorrer às eleições devem se afastar de seus cargos no prazo mínimo de três meses antes do pleito, ou seja, até o dia seis de julho.
A pré-candidata Gabriela Câmara, que já foi presidente do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), foi exonerada na última quinta-feira, 27, do cargo em comissão do Grupo de Natureza Especial da Administração Indireta do Poder Executivo.
O ex-diretor presidente da Fundação Hospital do Acre, João Paulo Silva, que deixou o cargo, também deverá ser exonerado nesta semana. Atualmente ele está nomeado na Casa Civil.
Os ex-secretários Joabe Lira, da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMMCI), Sheila Andrade, da Secretaria Municipal de Saúde (Seme) e o tentente-coronel Cláudio Falcão, que ocupa atualmente o cargo de diretor de Administração de Desastres da Defesa Civil em Rio Branco, também devem ser exonerados nos próximos dias.
Além destes, ainda serão exonerados a professora e pré-candidata Rila Freze, que atualmente ocupa o cargo de diretora dos Direitos Humanos na prefeitura, e Maria Magri, pré-candidata e que ocupa o cargo de diretora de planejamento da Secretaria de Assistência Social.