A cheia do Rio Acre tem chamado a atenção da população acreana que, curiosa, tem lotado o Calçadão da Gameleira para apreciar a elevação do nível das águas do manancial. Durante todo o sábado, 24, o local esteve lotado e a noite não foi diferente.
Em conversa com a esquipe do Correio OnLine, a dona de acasa Maria Alice pontuou a preocupação com a subida das águas. “Estamos aqui dando uma olhada no nível do Rio Acre. É algo bonito de se apreciar, porém, sabemos da gravidade. É um momento delicado porque muitas famílias acabam sendo atingidas com a alagação e precisam deixar suas casas. Nosso Estado sofre quase todos os anos com a a alagação e sei que são muitas perdas”, frisou.
Nesta região, dezenas de residências e comércios já foram afetados pela alagação e famílias já foram desabrigadas ou desalojadas pela enchente repentina do manancial.
Na medição realizada pela Defesa Civil, às 18 horas de sábado, 24, o manancial chegou a cota de 15,17m. Na medição das 15H, o rio estava em 15,06m.
O rio passou da cota de transbordo pela primeira vez na noite de sexta-feira, 23, ocasião em que atingiu 14,04 metros, às 18h. Segundo a Defesa Civil do Estado, mais de 300 pessoas foram atingidas com a cheia e transbordamento do rio e dos igarapés na capital.