Polícia Penal apreende celulares e estoques em varredura no presídio de Cruzeiro do Sul

Foto Cedida

Uma operação de varredura realizada nesta terça-feira, 16, no presídio Manoel Neri, localizado em Cruzeiro do Sul, resultou na apreensão de seis celulares, carregadores, chips e estoques. O Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) enviou reforços para a cidade e a Polícia Penal, juntamente com o Grupo Penitenciário de Operações Especiais (Gpoe), permanecerão na Unidade Penitenciária até o final de janeiro, podendo estender sua presença caso seja necessário.

Desde dezembro, três planos de fuga foram frustrados pelos Policiais Penais, que descobriram buracos pelos quais mais de 20 detentos tentariam escapar. Élves Barros, diretor do presídio, ressalta a importância de manter a vigilância constante, especialmente no bloco 7, onde ocorreram as tentativas de fuga e onde estão detentos ligados a facções criminosas.

Alexandre Nascimento, presidente do Iapen, enfatizou que estão atentos a todas as ações que ocorrem em Rio Branco e nas unidades prisionais do interior do estado. O envio de reforços e a permanência do Gpoe no bloco 7 têm como objetivo inibir a entrada de itens ilícitos e prevenir ocorrências criminosas, como fugas e rebeliões.

“Nós estamos implementando um novo processo, uma nova regulamentação. Os presos passam por essa adaptação e, em seguida, os servidores da unidade também são capacitados para manter as novas rotinas. Sempre que houver solicitação de reforço por parte dos policiais da capital, estaremos enviando esses servidores para fornecer apoio e estabelecer um cenário propício para o sucesso das ações preventivas”, concluiu Nascimento.

 

 

Na Hora da Notícia

Compartilhar