Polícia Civil do Acre combate o tráfico de drogas no Vale do Juruá

Foto Cedida

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio do Núcleo de Investigação Criminal – NEIC, divulgou recentemente o relatório anual de atividades, referente ao último ano. O documento revela um aumento significativo nas apreensões de drogas, armas e ativos criminais, bem como a prisão de 78 indivíduos envolvidos com o tráfico de entorpecentes na região do Vale do Juruá.

Composta pelos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, a região do Vale do Juruá, por fazer fronteira com o Peru, é frequentemente utilizada como rota pelo crime organizado para o tráfico de drogas no Brasil.

A atuação da Polícia Civil do Acre resultou em operações bem-sucedidas que culminaram na apreensão de quase uma tonelada de drogas somente nos últimos doze meses. Em 2023, foram confiscados 809 quilos de entorpecentes e 16 armas de fogo, resultando em um prejuízo estimado em R$ 11.573.243,00 para o crime.

Esses resultados foram alcançados graças à expertise dos agentes e delegados da Polícia Civil, que contaram com investimentos em seu efetivo e colaboração de outras instituições no combate ao crime organizado, incluindo o Ministério Público e o Poder Judiciário.

Ao longo do ano passado, foram instaurados 75 procedimentos, 72 dos quais encaminhados ao Poder Judiciário. Isso resultou em 42 operações policiais, 48 mandados de busca e apreensão, além de 78 mandados de prisão.

O Delegado-Geral da Polícia Civil, José Henrique Maciel, enfatizou que esses números refletem o compromisso do governador Gladson Cameli com a Segurança Pública. O governador tem investido na Polícia Civil, tendo designado novos delegados e agentes para as delegacias do interior do estado, reconhecendo a importância da segurança nos municípios fronteiriços.

 

Na Hora da Notícia

Compartilhar