Foto: Internet
Em um encontro técnico que reuniu representantes das prefeituras dos 22 municípios do Acre, o Sebrae promoveu nesta quarta-feira o seminário “Planejar para Desenvolver – Cidades empreendedoras, gestões responsáveis”. O foco principal da programação foi a retomada do Plano Diretor como instrumento-chave para orientar o crescimento urbano, organizar o território e dar previsibilidade a investimentos públicos e privados.
Ao longo do dia, o tema foi destrinchado em painéis que trataram desde a estrutura e os aspectos jurídicos dos planos até sua contextualização frente ao planejamento estadual. A agenda também conectou o Plano Diretor a outros pilares da gestão municipal, como a Lei Orgânica e as recomendações do TCE-AC para boas práticas administrativas.
Na trilha do desenvolvimento local, o seminário abriu espaço para iniciativas de articulação econômica — como o Programa Cidade Empreendedora (Sebrae) e os Fóruns Municipais de Desenvolvimento (Seplan) —, reforçando que planejamento urbano e ambiente de negócios caminham juntos quando a meta é destravar projetos e melhorar a entrega de serviços à população.