Planejamento de segurança para o Carnaval da Família 2025 é divulgado pelo governo

Foto: Renato Beiruth/Detran

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) divulgou o planejamento realizado pela pasta para garantir a segurança da população rio-branquense durante o Carnaval da Família 2025, organizado pela Prefeitura de Rio Branco em parceria como Governo do Acre.

De acordo com o secretário José Américo Gaia, a PMAC vai mobilizar mais 120 militares para reforço diário, incluindo efetivo do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran). Além disso, será disponibilizado duas bases móveis e quatro viaturas.

Os batalhões serão mantidos em toda a cidade durante o evento, para garantir a segurança nas áreas com maior concentração de público. Será realizado um controle rigoroso de acesso, com revistas e identificação de pessoas armadas em colaboração com a Polícia Civil do Acre (PCAC).

A PCAC vai ampliar o efetivo da Delegacia de Flagrante (Defla) e Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), para garantir atendimento especializado às mulheres e registro de ocorrências, e levantamentos prévios de informações em áreas estratégicas serão realizados para identificar e prevenir situações de risco.

Ainda de acordo com o secretário, o Iapen vai monitorar e intensificar revistas preventivas nos presídios, assegurando a segurança interna e externa. Equipes de bombeiros estarão posicionadas em pontos estratégicos para atendimento imediato em caso de necessidade, um carro de socorro e um carro auto bomba tanque para ações de combate a incêndio e salvamento. Serão realizadas também vistorias preventivas no palco principal e em outras estruturas do evento.

O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) vai realizar o monitoramento eletrônico do evento por meio de câmeras, visando auxiliar na identificação de suspeitos e na coordenação das ações de segurança.

Por fim, o Detran e RBTrans vão interditar e sinalizar ruas de acesso ao evento, com foco em garantir a fluidez do trânsito e a segurança dos pedestres.

“O nosso objetivo é que nenhum dos índices criminais tenha algum aumento. É tornar o nosso Carnaval mais seguro, com a união de todo o Sistema Integrado de Segurança”, disse o secretário Gaia. (Com informações da Agência de Notícias do Acre)

Foto: Renato Beiruth/Detran

Compartilhar