Pesquisa aponta que mais de 20% da população está desempregrada

Foto Representação

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismos do Estado do Acre (Fecomércio-AC) realizou uma pesquisa entre os dias 28 a 29 de agosto, que mostrou que, aproximadamente, 68,3% dos entrevistados que fazem parte da população da Capital do Acre, Rio Branco, possuem um emprego fixo. A pesquisa também mostrou que 20,1% destes entrevistados estão desempregados; 8% estão aposentados; e 3,5% informaram que vivem de “bicos”.

A pesquisa entrevistou homens (46,7%) e mulheres (53,3%), dentro da faixa etária de 16 a 44 anos, com escolaridades que possuem os três níveis concluídos (51,2%), e, em contrapartida, os que possuem escolaridade incompleta (48,8%).

Dentro do número de pessoas entrevistadas que estão em situação de desemprego, 43,6% afirmaram que não estão procurando emprego; enquanto 34,6% afirmaram que estão procurando; dentro destas que estavam buscando empregos, 18,2% buscavam há menos de um ano, e 16,4% há mais de um ano.

A pesquisa também mostrou que dentre essas pessoas, 62% estão em situação de desemprego há mais de dois anos; 20% há menos de um ano; e 8% há menos de dois anos; e 2% afirmaram que não se lembram há quanto tempo estão desempregados.

Em relação ao número de pessoas que conseguiram empregos diferentes nos últimos 12 meses, o estudo mostrou que 70,9% não experimentou troca de emprego durante esse período; e que apenas 9% da população acreana afirmou ter tido essa mudança; em contrapartida, 20.1% afirmaram que permaneceram em situação de desemprego num período superior há doze meses.

Já no que se diz respeito aos ganhos mensais dos entrevistados, 52.3% dos entrevistados mostraram insatisfação em relação aos ganhos mensais para suprir suas necessidades; apenas 31,7% se mostraram satisfeitos. (Fernanda Maia, estagiária de Jornalismo)

Compartilhar