O Ministério da Educação (MEC) inicia, na segunda-feira (26), o pagamento da segunda parcela do incentivo-frequência do programa Pé-de-Meia 2025. Segundo informações da Caixa Econômica Federal, responsável pela gestão dos recursos, cerca de 3,4 milhões de estudantes receberão o valor de R$ 200.
Este é o terceiro pagamento realizado em 2025, após o repasse da parcela de matrícula e da primeira parcela do incentivo-frequência, ambas efetuadas em abril.
Para manter o direito ao benefício, os estudantes do ensino médio regular da rede pública devem cumprir o requisito de frequência mínima de 80% das aulas. O cronograma de pagamentos segue conforme o mês de nascimento de cada estudante que esteja matriculado em uma das três séries do ensino médio e atenda aos critérios do programa.
Como movimentar os valores
Os recursos podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem, caso o estudante tenha 18 anos ou mais. Para os menores de idade, é necessária a autorização do responsável legal, que pode ser feita diretamente pelo aplicativo ou em qualquer agência da Caixa.
Consulta de informações
Os beneficiários podem acompanhar o status dos pagamentos, eventuais rejeições e as regras do programa por meio do aplicativo Jornada do Estudante, disponibilizado pelo MEC.
Além disso, informações sobre o benefício também podem ser acessadas nos aplicativos Caixa Tem e Benefícios Sociais.
Notificações importantes
O MEC anunciou que, a partir desta semana, enviará mensagens via WhatsApp e pela caixa postal do aplicativo Gov.br para mais de 655 mil estudantes que ainda não acessaram suas contas bancárias, onde já foram depositadas as parcelas anteriores do programa.
A notificação visa orientar os estudantes, especialmente os menores de idade, sobre o passo a passo para autorização da movimentação da conta do Pé-de-Meia.
Segundo o Ministério, após essa orientação, será enviado um novo contato perguntando se o estudante deseja continuar recebendo mensagens relacionadas ao programa.
Sobre o Pé-de-Meia
O Pé-de-Meia é uma política pública federal que visa incentivar a permanência e a conclusão do ensino médio por estudantes de baixa renda matriculados na rede pública, com a oferta de apoio financeiro vinculado à frequência escolar e à conclusão das etapas de ensino.