Pai desenvolve inteligência artificial para seu filho

Foto: Arquivo pessoal

O desenvolvedor de software, Samuel Luz, criou uma ferramento utilizando inteligência artificial para ajudar o filho a parar de chupar o dedo, em Fortaleza. O pai do pequeno Isaac, de dois anos, já havia tentado maneiras “analógicas”, que não obtiveram sucesso. Então, ele criou um sistema que pausa o vídeo que o filho está assistindo quando percebe que a criança está chupando dedo.
Samuel fez um vídeo onde ele explica como funciona a ferramenta, e o processo de criação. “A ideia surgiu porque eu queria fazer ele parar de chupar o dedo. Tentei várias formas, e uma das formas que eu fazia, às vezes, quando estava assistindo com ele era pausar o vídeo e dizia ‘você só vai assistir se você não chupar o dedo’. Só que eu esquecia de ficar olhando porque eu também estava assistindo”, explicou o desenvolvedor.
Samuel, que também é pai de uma menina de quatro anos — Sarah — disse que, então, decidiu automatizar esse processo de “vigilância”, mas não tinha muita pretensão no começo. Ele usou a experiência que adquiriu durante trabalhos para algumas empresas.
“Eu já tinha feito coisas parecidas para aplicação para empresas. Detecção e classificação de veículo, detecção de pessoa, contagem de pessoas, contagem de ovos para uma indústria”, comentou.
Samuel falou que o filho encara a experiência como um “game”. “Ele não entende que é um software, não entende disso. Para ele é uma brincadeira. Eu disse ‘olha, é uma regra’. Então quando pausa, ele tira o dedo da boca porque ele sabe que não pode chupar o dedo. Para ele acaba sendo um jogo”, disse
O desenvolvedor, inclusive, pensa em aplicar a mesma abordagem em outros projetos. “Então, esse sistema mesmo eu já vou ampliar ele para ser possível utilizar com chupeta e com outros tipos de comportamento a que a criança tenha, e até o próprio tempo de exposição à televisão”, explicou.

Samuel pensa ainda em usar a ferramenta para outros públicos. “Muita gente utiliza a televisão para dormir. Então, posso fazer a televisão desligar, por exemplo, se a pessoa pegar no sono. Então, vai pausar o filme, para você quando for assistir de novo, já estar naquele ponto, e, se a pessoa dormiu, então desliga só”, planejou o desenvolvedor.

 

Por Samuel Pinusa, g1 CE

 

Compartilhar