O Governo do Acre lançou nesta segunda-feira (5) o processo licitatório para a execução da primeira fase do Arco Metropolitano de Rio Branco, uma das principais obras de mobilidade urbana previstas para a capital. A iniciativa faz parte do Programa de Infraestrutura e Saneamento do Estado do Acre (Proisa) e conta com financiamento do Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata).
Sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), a obra será dividida em três trechos, totalizando mais de 16 quilômetros de pavimentação:
- Lote 1: Do entroncamento da Estrada do Quixadá até a AC-010 – 4,1 km
- Lote 2: Da ponte sobre o Rio Acre até a Estrada do Quixadá – 6,2 km
- Lote 4: Da BR-364 (nas proximidades da subestação de energia) até a ponte sobre o Rio Acre – 6,1 km
A contratação da empresa responsável será realizada por meio da Licitação Pública Internacional (LPI) nº 01/2025, modalidade Concorrência Eletrônica nº 90036/2025 – CEC 01 – DERACRE/FONPLATA. O edital está disponível desde 30 de abril nos sites www.licitacao.ac.gov.br e www.comprasnet.gov.br, sob a UASG 927996.
As propostas poderão ser enviadas até 10h (horário de Brasília) do dia 17 de junho, data em que será iniciada a disputa de preços na plataforma ComprasNet.
Segundo o governador Gladson Cameli, a obra é estratégica para melhorar o tráfego nas vias de acesso à capital e integrar regiões afastadas do centro urbano. “Esse é o ano de executar. Trabalhamos desde o início da gestão para entregar obras que impactem positivamente a vida dos acreanos”, afirmou.
O Arco Metropolitano é uma das apostas do governo estadual para aliviar o trânsito em pontos críticos de Rio Branco, promovendo fluidez, segurança e desenvolvimento urbano.