Ruy-Cavalcante

Intervalo Cristão

O que protestantes comemoram no dia 31 de outubro?

Por Ruy Cavalcante

Hoje, dia 31 de outubro, no mundo inteiro festeja-se o dia das bruxas, mais comumente chamado pelo seu nome americano halloween. Existe, entretanto, algo comemorado neste mesmo dia, por protestantes no mundo inteiro.

Bom, na verdade uma boa parte deles não tem a menor ideia disso.

Pois bem, hoje comemora-se o 506º aniversário da Reforma Protestante. Por si só esta data não possui nenhum caráter espiritual ou divino, tratando-se apenas de uma memória da luta de cristãos pela pureza do Evangelho de Cristo.

Quero então, aproveitar a oportunidade para convidar a Igreja de Cristo, que não se trata de instituições ou denominações, mas da união de todos aqueles que professam seu nome como Único que pode nos reconciliar com Deus, a retornar aos princípios básicos do Evangelho, uma vez que vivemos dias onde este tem sido substituído por doutrinas espúrias, que negociam a Graça de Deus, e a colocam sob a tutela de coisas perecíveis, mundanas e terrenas, como o dinheiro.

Dessa forma desejo reafirmar, para conhecimento dos leitores, as Cinco Solas¹ do protestantismo, orando para que os amados irmãos se submetam única e exclusivamente ao Verdadeiro Evangelho de Jesus, agora e sempre, independentemente dos resultados que essa decisão possa causar.

Segue a Declaração de Cambridge, onde constam as Cinco Solas:

1 – SOLA SCRIPTURA

Reafirmamos a Escritura inerrante como fonte única de revelação divina escrita, única para constranger a consciência. A Bíblia sozinha ensina tudo o que é necessário para nossa salvação do pecado, e é o padrão pelo qual todo comportamento cristão deve ser avaliado.

Negamos que qualquer credo, concílio ou indivíduo possa constranger a consciência de um crente, que o Espírito Santo fale independentemente de, ou contrariando, o que está exposto na Bíblia, ou que a experiência pessoal possa ser veículo de revelação.

2 – SOLO CHRISTUS

Reafirmamos que nossa salvação é realizada unicamente pela obra mediadora do Cristo histórico. Sua vida sem pecado e sua expiação por si só são suficientes para nossa justificação e reconciliação com o Pai.

Negamos que o evangelho esteja sendo pregado se a obra substitutiva de Cristo não estiver sendo declarada e a fé em Cristo e sua obra não estiver sendo invocada.

3 – SOLA GRATIA

Reafirmamos que na salvação somos resgatados da ira de Deus unicamente pela sua Graça. A obra sobrenatural do Espírito Santo é que nos leva a Cristo, soltando-nos de nossa servidão ao pecado e erguendo-nos da morte espiritual à vida espiritual.

Negamos que a salvação seja em qualquer sentido obra humana. Os métodos, técnicas ou estratégias humanas por si só não podem realizar essa transformação. A fé não é produzida pela nossa natureza não-regenerada.

4 – SOLA FIDE

Reafirmamos que a justificação é somente pela graça, somente por intermédio da fé e somente por causa de Cristo. Na justificação a retidão de Cristo nos é imputada como o único meio possível de satisfazer a perfeita justiça de Deus.

Negamos que a justificação se baseie em qualquer mérito que em nós possa ser achado, ou com base numa infusão da justiça de Cristo em nós; ou que qualquer instituição ou denominação que reivindique ser igreja, mas negue ou condene sola fide possa ser reconhecida como igreja legítima.

5 – SOLI DEO GLORIA

Reafirmamos que, como a salvação é de Deus e realizada por Deus, ela é para a glória de Deus e devemos glorificá-lo sempre. Devemos viver nossa vida inteira perante a face de Deus, sob a autoridade de Deus, e para sua glória somente.

Negamos que possamos apropriadamente glorificar a Deus se nosso culto for confundido com entretenimento, se negligenciarmos ou a Lei numa perspectiva de Cristo ou o Evangelho em nossa pregação, ou se permitirmos que o afeiçoamento próprio, a auto-estima e a auto-realização se tornem opções alternativas ao evangelho.

__________________
Os 5 Solas são proposições teológicas que sintetizam os pilares da Reforma Protestante. Eles expressam em cinco frases latinas o conceito da teologia reformada em oposição ao catolicismo medieval. Os Cinco Solas são: Sola Scriptura, Solus Christus, Sola Gratia, Sola Fide e Soli Deo Gloria. A palavra latina sola significa “unicamente” ou “somente”.

Compartilhar
Publicações anteriores

Vamos conversar sobre adoração?

Uma das coisas que sempre desejei como cristão, era que nossa mania de sacralizar músicas cristãs (ou gospels, se preferir) diminuísse. Infelizmente isso nunca aconteceu,

Maturidade Cristã

“Irmãos, não lhes pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a crianças em Cristo. Dei-lhes leite, e não alimento sólido, pois vocês

O Evangelho de sinais e maravilhas

Uma das consequências de todas as transformações que a igreja evangélica vem sofrendo nos últimos anos, especialmente com o surgimento do movimento neopentecostal, é a