Novas espécies de carrapatos são identificadas no Acre

Foto: Internet

Foto: Internet 

Dois pesquisadores da Universidade Federal do Acre (Ufac) identificaram espécies inéditas de carrapatos na Amazônia ocidental brasileira. O estudo, publicado na revista científica Acta Tropica, descreve a presença do Amblyomma crassum pela primeira vez no Brasil, além do registro inédito do gênero Haemaphysalis no estado.

A pesquisa foi conduzida entre 2018 e 2022 por Simone Delgado Tojal e Dionatas Ulises de Oliveira Meneguetti, do Colégio de Aplicação da Ufac. Foram coletados carrapatos em ambientes naturais e em hospedeiros como anfíbios, répteis, aves e mamíferos, em diferentes municípios acreanos.

Com os novos registros, a fauna de carrapatos do Acre chega a 26 espécies, quase metade (48%) das já descritas no Brasil. O dado é considerado expressivo, já que o Acre representa menos de 2% do território nacional.

Além do levantamento, o trabalho analisou a relação dos parasitas com aves e testou amostras para identificar a presença de bactérias do gênero Rickettsia, responsáveis por doenças como a febre maculosa.

“Foram detectadas relações inéditas entre espécies de carrapatos e aves. Trabalhos como este precisam de uma equipe multidisciplinar com foco na saúde animal, ambiental e humana”, afirmou Simone Tojal.

O professor Dionatas Meneguetti destacou a importância do estudo para a saúde pública. “Pesquisas com carrapatos da região são fundamentais para a vigilância epidemiológica e prevenção da transmissão de doenças. É necessário expandir esse trabalho para todo o Acre, já que muitas áreas ainda permanecem sem registros”, disse. (Com informações ac24horas)

Compartilhar