A partir do dia 5 de julho, quase 300 mil acreanos poderão ter acesso à isenção total da conta de energia elétrica, conforme estabelece a Medida Provisória nº 1.300/2025, publicada pelo governo federal. O benefício faz parte do novo modelo da Tarifa Social de Energia Elétrica, voltado à população de baixa renda em todo o país.
De acordo com os dados mais recentes, o número de beneficiários no Acre pode alcançar 296,7 mil pessoas, o que representa cerca de 33,7% da população do estado. O objetivo da medida é aliviar o orçamento das famílias em situação de vulnerabilidade e garantir justiça tarifária no setor elétrico.
Como funciona o benefício?
Pelas novas regras, famílias que consomem até 80 kWh por mês terão isenção total na conta de luz. Caso o consumo ultrapasse esse limite, o pagamento será proporcional apenas à energia excedente.
A adesão será automática para quem já está com os dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal ou recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Também terão direito famílias com membros que possuem deficiência ou doenças que exijam o uso contínuo de aparelhos elétricos.
No Acre, 84,7 mil unidades consumidoras já estão aptas a receber o subsídio, segundo dados do setor. O estado responde por 5% do total de famílias com perfil para o programa na Região Norte.
Alcance nacional
Em todo o Brasil, a expectativa é que mais de 17 milhões de famílias sejam contempladas pela nova Tarifa Social, atingindo um público estimado de 60 milhões de pessoas. A medida faz parte de um pacote de ações do governo para reformular o sistema elétrico nacional e torná-lo mais inclusivo.
Com informações ac24horas