Conforme o boletim da Defesa Civil Municipal, o nível do Rio Acre continuou subindo na quinta-feira, 6. Na medição das 05h31, o manancial registrava 11,77 metros, e na medição das 09h00 marcava 11,86 metros, um aumento de nove centímetros.
Apesar da elevação nas águas, o Rio Acre ainda continua abaixo da cota de alerta, que é de 13,50 metros, e cota de transbordamento, prevista em 14 metros.
Em relação à previsão do tempo para o Acre nesta quinta-feira, há expectativa de céu nublado com possibilidade de chuvas isoladas ao longo do dia. As temperaturas devem variar entre 22°C e 30°C, com umidade relativa do ar alta, o que pode contribuir para a intensidade das chuvas.
Chuvas no feriado prolongado
Uma forte chuva atingiu a capital acreana ao longo das noites de Carnaval. Na terça-feira, 4, o Igarapé Batista voltou a transbordar e atingiu cerca de 30 famílias. De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, não foi necessário fazer a retirada de nenhuma pessoa de sua residência. Uma vistoria na área foi realizada na manhã de quarta-feira, 5, ocasião em que o igarapé já apresentava sinal de vazante em 50 centímetros.
Rios no interior
O nível do Rio Tarauacá atingiu a cota de alerta na manhã de quarta-feira, 5, alcançando 8,50 metros, conforme medição da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Município. Acota de transbordamento está fixada em 9,50 metros, enquanto o nível máximo do manancial é de 11,15 metros.
Já o Rio Juruá, depois de um volume de quase 100 milímetros de chuva, amanheceu na quarta-feira, 5, medindo 12,68 metros no município de Cruzeiro do Sul. O nível estava a apenas 32 centímetros da cota de transbordamento, que é de 13 metros.
Foto: Clemerson Ribeiro